sábado, março 22, 2008

Sobre fotografias e fotógrafos

(Segue-se, desta vez, uma tentativa deste blogger de expressar uma sua opinião de uma forma um pouco mais séria.)

Não sou um fotografo nem tão pouco um artista. Vejo-me como um observador do que se passa à minha volta e gosto de formular opiniões sobre os assuntos que observo.
Sobre fotografias e fotógrafos, tenho vindo a formular uma opinião que tem aborrecido algumas pessoas à minha volta.

O que era uma boa fotografia à 25 anos atrás, qualquer um consegue fazer hoje em dia, quando a tecnologia permite manter-nos uma fotografia à distância de um botão e quando sensores de luminosidade e de auto foco tratam de toda a parte técnica de uma fotografia por nós.
Já nem a ocular faz sentido quando podemos enquadrar a fotografia através de um display do tamanho da palma da mão em vez de olhar por um buraco minúsculo.

A boa fotografia já não depende tanto da perícia técnica do fotografo, mas sim de saber qual a coisa certa para onde a apontar. - Sobretudo em cameras fotográficas de high-end.
Por vezes, a única coisa que se precisa para fazer uma fotografia bonita é algo bonito para lá meter. O que importa é saber o que fotografar e não ser um bom fotografo. Esta ultima parte, as cameras fazem-na sozinhas. - Poderia usar isto para explicar o aparecimento exponencial de bons fotógrafos e boas fotografias pela Internet fora e que já não é preciso criar um bom fotografo, hoje em dia pode-se comprar o bom fotografo, mas quero manter esta critica fora deste âmbito.

Um contra exemplo desta facilidade em fazer bons fotografias que a tecnologia permite pode vir de uma das sociedades que ao longo do tempo tem brindado o mundo com magnificas fotografias: a National Geographic Society.
As fotografias que de lá saiem revelam uma necessidade do fotografo de não só saber o que fotografar mas também de ter uma perícia técnica elevada, daí, opina este modesto blogger que as fotografias da NGS continuem a ser, de um modo geral, de uma qualidade técnica e beleza artística única.
Enquanto o resto do mundo da fotografia parece ter abraçado a mais recente tecnologia para conseguir fazer fotografias boas de forma fácil, a NGS parece ter abraçado esta tecnologia para elevar os padrões do que é uma boa fotografia.

Estou certo de que se esta modesta critica fosse lida pelas massas, iria aborrecer muita gente, gente que continua convencida que o que a tecnologia faz por elas, são elas que o fazem bem.
E, em jeito de conclusão, este blogger deixa uma ideia no ar:
Se eu não me considero um grande músico só porque o meu Hi-Fi reproduz boa música, porque me hei-de de considerar um grande fotografo só porque a minha SLR faz boas fotografias?


Glossário:
High-End - Termo que designa produtos topo de gama, onde está inserida, normalmente, a tecnologia mais recente da area.
Hi-Fi - Abreviatura para "high fidelity", termo usado para descrever sistemas sonoros de alta-fidelidade.
SLR - "Single Lens Reflex", um tipo de cameras fotografias associado (embora não só) aos modelos topo de gama.

Powered By Blogger